Há 70 anos uma marca forte.
  • Nossa Empresa

    A Wenzel Ferramentas é uma das mais tradicionais empresas brasileiras no ramo de fabricação de ferramentas manuais do setor agrícola e da construção civil. Com mais de 70 anos de fundação, é nacionalmente reconhecida como fabricante do melhor machado do mercado e dispõe de uma linha completa de modelos para cada necessidade no corte e manuseio da madeira e auxílio nos trabalhos de cortes mecanizados.

    São forjados em aço liga especial, temperados e revenidos por processo exclusivo que lhes confere resistência inigualável, corte afiado por um longo período e rendimento superior no trabalho. Única fábrica nacional que desenvolveu cabos ergonômicos em madeira de alta qualidade para cada modelo, envernizados e que através de um processo de fixação profissional, facilita a tendência de mercado em se comprar a ferramenta pronta para uso. Desta maneira certamente a segurança e conforto no trabalho proporcionam uma maior produtividade nas tarefas e satisfação dos clientes.

    E é com esta tradição e compromisso adquiridos em todos esses anos, que a tecnologia de produção brasileira da Wenzel continua entendendo a necessidade dos usuários e clientes, trabalhando com todo o empenho e desenvolvendo um portfólio cuidadoso de produtos que atendam todo o setor agrícola e também de construção civil. Conheça também em sua navegação conosco, as cavadeiras, forcados, foices, limas e marretas. Temos o prazer e compromisso com este país que não para de crescer e contamos com vocês, usuários das ferramentas Wenzel, para continuar crescendo juntos!

  • 1942 - Fundação

    Guerra na Europa e falta de suprimentos em geral no Brasil (nem carvão coque havia para trabalhar nas forjarias).

    Os irmãos Wenzel, de família muito humilde de imigrantes alemães, Orlando e Pedro com 17 e 15 anos, decidiram fabricar manualmente as polias e a ventoinha para instalação da pequena oficina nos fundos da casa onde moravam em Rio Claro, cidade do interior do estado de SP.

    Devido às dificuldades de encontrar o carvão vegetal e também pelo alto custo, o carvão também era produzido por eles, comprando madeira virgem, rachando-as com marreta e cunha e utilizando um buraco e terra para cobrir a madeira, metodologia artesanal chamada de “carvão de cova”.

    A energia elétrica era fornecida apenas 4 horas/dia e as dificuldades eram enormes. Com pouca experiência e muita vontade de conquistar uma vida melhor os irmãos trabalhavam exaustivamente fabricando e fazendo pequenas reformas de ferragens para arreios de animais usados no transporte via carroças, muito popular naquela época.

    Em 23 de outubro de 1942 foi ligado o primeiro motor de fabricação italiana com potência de 1HP e esta data é considerada a fundação da Indústria Irmãos Wenzel Ltda.

    Logo começaram a produzir facas e facões forjados a “malho” e um ano depois construíram um martelete que contribuiu muito com o aumento de produtividade dos artigos de cutelaria e consertos de ferramentas e ferragens em geral.

  • 1947 - O Machado

    Adquirida a primeira máquina de solda, pois havia muito corte de madeira com a utilização de machados na região, a grande maioria de fabricação importada ou caseira. Abriu-se aí a oportunidade de reformas de machados, processo chamado de calçamento.

    Com habilidade inigualável, os machados reformados pelos Wenzel ficavam cada vez melhores que os originais e a fama naturalmente foi se espalhando.

    Após algum tempo pensaram então em fabricá-los de acordo com o gosto dos trabalhadores, desenvolvendo os então Machados Wenzel mais finos, leves e resistentes.

    Com o aumento da demanda, os investimentos se tornaram necessários e outros motores mais potentes, maquinários e um terreno de 10x40m foram adquiridos.

    As reformas ainda continuavam em menor escala, mas a produção de outras ferramentas foi introduzida, algumas para construção civil (em especial, colheres para pedreiro), ferramentas para sapateiro, foices, entre outras.

  • 1960 – Vendedores

    Dificilmente um negócio se expande sem uma profissional e ativa equipe de vendas e depois de quase 20 anos investindo intensamente na produção (equipamentos e matérias-primas) os sócios decidiram contratar representantes comerciais que visitavam as casas de ferragens e revendas agropecuárias em diferentes estados do país.

    As vendas não paravam de crescer e o sucesso de um pequeno sonho de dois garotos já se tornara realidade.

    Milhares de peças eram despachadas diariamente através de ferrovias, transporte estruturado, seguro e econômico para todas as regiões.

    Uma empresa já sólida, com mais de 50 funcionários de fábrica bem treinados e gerenciados diariamente numa planta de 2.000m², incluindo um escritório administrativo.

  • 1978 – 2ª Geração

    Com suas famílias já formadas, Orlando e Pedro necessitaram do apoio dos filhos para acelerar o processo de crescimento.

    Os jovens Wagner, Cléber e Rodalves com estudo e energia iniciaram em funções mais simples e logo conseguiram aplicar melhorias em todas as áreas, diminuindo custos, melhorando qualidade de fornecedores, fortalecendo relacionamento com clientes e buscando metas audaciosas em agilidade de produção, entrega e controle, tornando-se assim líderes da Companhia e reforçando a força e natureza empreendedora da família Wenzel.

    Os clientes mais satisfeitos então já reconheciam a Wenzel como fabricante de ferramentas de extrema qualidade, eficiência e desempenho.

    No entanto no início dos anos 80 a economia do país passava por enormes transformações e felizmente a capacidade de gerenciamento fez com que a solidez se mantivesse num momento em que a inflação chegou a ser 80% ao mês.

  • 1985 – Distribuidores

    As mudanças mercadológicas não paravam e começaram a surgir os primeiros atacados regionais, responsáveis pela distribuição e alimentação de revendas espalhadas em cada cidade deste enorme Brasil.

    Uma nova adaptação no modelo de negócios da Wenzel se fez necessária, já que a compra no volume por parte dos atacados em busca de melhores preços e a fidelidade ao revendedor que comprava direto da fábrica poderiam causar conflitos.

    A seriedade e correção de sempre dos líderes da Companhia, aliada a habilidade de antecipar tendências e necessidades colaboraram com a decisão de criação de regras transparentes em relação à política comercial.

    A venda ao atacado foi inevitável e muito bem conduzida, mas a proximidade com o revendedor nunca deixou de existir.

    O canal de vendas sempre foi respeitado e os revendedores clientes e empreiteiras em geral que costumavam comprar direto da fábrica, agora tinham mais uma opção para encontrar as ferramentas Wenzel.

    Logo em seguida, em 1986 foi o início da produção da Cavadeira Articulada Wenzel, com muita tecnologia e desde o início muito bem aceita pelo mercado.

  • 1994 - Abertura de Mercado e Tecnologia

    Com a estabilização da moeda e abertura de mercado para comércio entre os países após um longo período de ditadura, as indústrias brasileiras tiveram que se adequar com novas tecnologias no intuito de combater a concorrência de produtos estrangeiros e novamente a Wenzel se superou.

    Modificação em processos industriais, fortalecimento de relação com fornecedores, treinamento de equipes, foco na qualidade e conscientização de clientes fizeram a marca e produtos Wenzel se destacarem ainda mais.

    A garantia de atendimento ágil e padrões ainda mais rígidos de qualidade receberam o suporte da tecnologia.

    Os computadores e sistemas de gestão conectados a internet colaboraram para a organização e controle no cada vez mais dinâmico mercado de ferramentas nacional.

    Criação da primeira identidade visual estruturada, materiais e ações de marketing de fidelização e participações em feiras do segmento e dos próprios atacadistas em diversas regiões reforçavam a marca ao consumidor, que sabiamente optava por manter as ferramentas de ponta no trabalho rotineiro. Esta postura proporcionava segurança e produtividade em suas atividades agrícolas, confirmando o conceito de melhor custo benefício ao optar por uma ferramenta Wenzel.

    Atividades de exportação foram realizadas de forma direta e via distribuidores, também pelo momento cambial favorável.

  • 1998 - Até breve Orlando Wenzel

    O sócio fundador, irmão mais velho Orlando Wenzel infelizmente falece, após um acidente de motocicleta.

    A tristeza pela ausência do exigente líder e reconhecido industrial na cidade e país foi sentida por todos, familiares, amigos, colaboradores, parceiros e clientes.

    Mas a indústria que ele um dia sonhou construir ao lado de seu irmão tinha até então a força de quase 60 anos e com vida própria seguiu avançando, inovando com seriedade e muito trabalho de toda a equipe e parceiros Wenzel, capitaneados agora apenas pelo irmão mais novo Pedro Wenzel.

    Com o apoio da 2ª geração, Wagner e Cléber na gerência industrial e de Rodalves na gerência de negócios agora mais experientes, a Wenzel faz uma reestruturação acionária e se fortalece com controles, tecnologia, melhoria de gestão e processos.

  • 2008 - Crise Mundial

    Com a diminuição do trabalho manual na agricultura e estabilização do mercado de ferramentas manuais, muitas outras tradicionais empresas do setor sofrem, algumas vão a falência e a invasão maior ainda se inicia com os produtos chineses a preços extremamente competitivos.

    O Brasil com sua demanda doméstica se tornou a menina dos olhos do mercado mundial e uma nova fase se iniciou, com investimentos em tecnologia e muito treinamento, a equipe de vendas própria e os distribuidores fizeram com que a Wenzel mantivesse sua sólida estrutura e a cobiçada fatia de mercado que busca produtos de qualidade sempre analisando o que os produtos Wenzel sempre entregaram.

    Produtividade, Segurança e Conforto ao trabalhador, além de retorno ao canal de vendas!

  • 2012 - 70 anos!!!

    Não é qualquer empresa que conquista esta data tão esperada, mas a Wenzel aqui está.

    Após sete décadas de muitos desafios e trabalho, com uma equipe de colaboradores totalmente integrados aos objetivos e metas traçadas, ela planeja seu futuro.

    A revitalização de sua identidade visual e a construção de uma sede administrativa moderna e com alta tecnologia impulsionarão a relação com clientes e fornecedores.

    Investimentos não param no intuito de ampliar sua linha de produtos, para suprir a ausência de ferramentas de qualidade para a agricultura e construção civil brasileira, duas áreas essenciais para o crescimento de nosso país.

    Parabéns Wenzel, seu compromisso com nosso Brasil e com o trabalhador é eterno!

Contato: +55 19 3524-3714
Av. 28, 805/822 . Santana . Cep 13500-540 . Rio Claro/SP - Brasil . machados@wenzel.com.br